AUTOESTIMA, APRENDIZAGEM E FRACASSO ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE AS CONDIÇÕES SOCIAIS DOS EDUCANDOS

Autores
Humberto Silvano Herrera Contreras, Fernanda Farias Furtado Salmon, Rafaela Batista Barrabacz
Área
Pedagogia
Resumo

O artigo apresenta a relação entre autoestima, aprendizagem e fracasso escolar associados às condições sociais dos educandos. A partir dessa relação, problematiza: como as condições sociais e a autoestima do educando podem levar ao fracasso na aprendizagem? Ao apontar a influência das condições sociais na autoestima do aluno em seu processo de aprendizagem, é possível elaborar estratégias para que o educando possa se posicionar de modo resiliente diante de condições sociais desfavoráveis e desenvolver seu potencial de aprendizagem. O estudo foi feito através de levantamento bibliográfico, explorando autores que trabalham temas como educabilidade e aprendizagem, principalmente, Vygotsky (2001), Bock (2001), Lopez e Tedesco (2010) e Dalbosco (2016). Considerou-se que as questões que levam aos danos na autoestima, aprendizagem e desempenho escolar embora sejam principalmente as relacionadas à realidade social do educando, existem outros fatores a serem considerados nesse processo, o que amplia as possibilidades de intervenção e posicionamento resiliente.

Palavras chave: Aprendizagem, Pobreza, Educabilidade, Autoestima, Resiliência.