CONTRIBUIÇÃO DA FERRAMENTA QFD PARA IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES DOS CLIENTES

Autores
Bruna Dreher Heilmann, Edson Antonio Macedo
Área
Engenharia de Produção
Resumo

O objetivo deste trabalho é realizar uma pesquisa científica sobre a contribuição da QFD (Quality Function Deployment) utilizada para identificar as necessidades dos clientes e como atende-los, afim de garantir qualidade na prestação de serviços e produtos. Para tanto, tornar uma prática eficaz requer uma melhor compreensão e entendimento sólido das metodologias, e assim edificar o acúmulo de conhecimento do QFD. Por este motivo foca-se no arcabouço do QFD de uma forma objetiva e estruturada, apresentando uma visão analítica tri-dimensional, além de apresentar aplicações do método QFD em processos, diagnosticando todo o contexto e compreendo a disposição do problema e aspectos operacionais. Ao longo do processo observou-se que o sucesso para a obtenção de qualidade em produtos e serviços advém de resultados de implementações e uma contínua manutenção de sistemas de gestão gerando melhorias a execução, atingindo as expectativas de todos os envolvidos com o processo.